É comemorado hoje o dia em que São Paulo recebeu o seu primeiro Ecoponto. Para quem ainda não sabe o que é um Ecoponto são unidades de descarte voluntário de recicláveis, como plásticos, papel e podas e de pequenos volumes de entulho (até 1 m³) gerados por construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências. Esses locais foram criados para sanar o problema de deposição irregular desses resíduos nas ruas.

A Ecoss Ambiental gerencia 15 unidades instaladas nas subprefeituras de Perus, Pirituba/Jaragua, Pinheiros, Lapa e Butantã. Nestas unidades, foram instalados Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) novos, assim como equipamentos para o recolhimento do material descartado. Todo o resíduo recolhido recebe destinação ambientalmente correta.
Vale lembrar que a iniciativa dos Ecopontos não funciona sem a importante participação da sociedade e que os munícipes devem se informar e se mobilizar diante disso. O horário de funcionamento dos Ecopontos é bastante flexível. Eles estão abertos de segunda a sábado, das 6 horas às 22 horas, e aos domingos e feriados, das 6 horas às 18 horas.

Dia Especial

Para comemorar pela primeira a inauguração do primeiro ecoponto da cidade, a Ecoss Ambiental realizou uma oficina de reciclagem na unidade do Alto de Pinheiros, que fica na praça Praça Arcipreste Anselmo de Oliveira. Entre as crianças presentes estavam Nayara, Camile, Nataly e Nicole, que fizeram seus próprios brinquedos com objetos recicláveis.