A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) publicou no site da Prefeitura um balanço bastante positivo sobre os seis meses de atuação dos novos consórcios de varrição, entre eles o da Ecoss Ambiental. Segundo o texto, o aumento do número de prestadoras de serviços representa economia de R$ 19 milhões mensais aos cofres públicos. No período, foram eliminados em toda a cidade 106 pontos de descarte irregular, revitalizados 355 pontos viciados e instaladas 38 mil novas papeleiras. São 11 mil profissionais e 1.089 veículos usados na execução dos serviços em toda a cidade.

Ainda de acordo com a Amlurb, o reflexo desse trabalho ampliou a quantidade de resíduos coletados. De junho a outubro, foram recolhidas 182,8 mil toneladas de resíduos em ecopontos e 35,3 mil toneladas de resíduos de varrição e de papeleiras, com alta, respectivamente, de 2,2% e de 12% em relação ao mesmo período de 2018. O volume de detritos recolhidos em bocas de lobo triplicou, para 10,2 mil toneladas.

“Entendemos que os quantitativos podem ter crescido em função da estratégia de dividir a cidade em seis áreas e as melhorias no edital da varrição – que foi repensado para as necessidades do Município. Certamente há mais concentração quando se trabalha em microrregião do que em macro.” A frase do presidente da Autarquia, Edson Tomaz de Lima Filho, consta no texto publicado.

O serviço está sendo potencializado também com recursos tecnológicos. Os carrinhos dos varredores (lutocares) possuem agora um sistema de rastreamento que possibilita o acompanhamento do trajeto do varredor, o tempo em que o serviço está sendo executado e se a programação está sendo cumprida.

Economia – Em junho deste ano, a Prefeitura de São Paulo concluiu a licitação de varrição, que passou a ser operada por seis novos consórcios: Corpus Saneamento e Obras LTDA, Sustentare Saneamento S. A., Consórcio Locat SP, Consórcio Limpa SP, Consórcio Ecoss Ambiental e o Consórcio SCK – Eco Sampa.

Resumo balanço apresentado pela Amlurb para toda a cidade:

  1. Economia de R$ 19 milhões mensais aos cofres públicos;
  2. Aditivo para intensificar limpeza de grandes corredores;
  3. Diminuição de 106 pontos de descarte irregular;
  4. Revitalização de 355 pontos viciados;
  5. Modernização no layout dos caminhões e uniformes;
  6. Implantação de veículos elétricos;
  7. Instalação de 150 mil novas papeleiras (até o final do contrato);
  8. Aumento na coleta de resíduos;
  9. Rastreamento de lutocares;
  10. Aumento de varrição mecanizada.

Se quiser ler o texto original, acesse o link https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/amlurb/noticias/?p=289161